Linha SNS 24 atendeu mais de 2 milhões de chamadas em 2024

Fotografia: maslme_Pixabay

A Linha SNS 24 alcançou, a 23 de agosto, a marca de dois milhões de chamadas atendidas desde o início deste ano.

“Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados”, referiu o Serviço Nacional de Saúde em comunicado.

A referenciação para cuidados de saúde primários ou para autocuidados, com chamadas de seguimento pela Linha SNS 24, permite reduzir as deslocações desnecessárias aos serviços de urgência e, deste modo, aliviar a pressão sobre estes serviços e permitir que os profissionais se concentrem sobre situações que exigem cuidados agudos diferenciados.

Entre os projetos da Linha SNS 24 encontra-se o “Ligue Antes, Salve Vidas”, um projeto-piloto lançado em maio de 2023, que visa incentivar os cidadãos a contactar a Linha SNS 24 antes de se dirigirem a um serviço de urgência hospitalar. Atualmente, está implementado nas Unidades Locais de Saúde (ULS) de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Entre Douro e Vouga, e Gaia/Espinho, tendo já resultado no agendamento de mais de 74 mil consultas nas unidades de Cuidados de Saúde Primários dessas ULS.

Com sete anos de existência, celebrados no passado mês de julho, a Linha SNS 24 tornou-se a porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde, desempenhando um papel fundamental na triagem e encaminhamento dos utentes para os cuidados de saúde mais adequados, além do suporte informativo e psicológico, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.