INEM encaminhou 24 doentes por dia em 2023 com suspeita de AVC
Fotografia: INEM
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou no ano passado 8 796 doentes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC, mais 1 920 do que em 2022, representando uma média de 24 casos diários.
O distrito de Lisboa foi o que registou o número mais elevado de casos encaminhados, 1 665 doentes, seguido do Porto e Setúbal, com 1 639 e 640 casos, respetivamente, revelam os dados divulgados pelo INEM, a propósito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinalou a 31 de março.
A idade média dos doentes atendidos através da Via Verde do AVC foi de 73,9 anos, refere o INEM, acrescentando que, do total de casos registados no ano passado, 50 por cento eram mulheres e 50 por cento homens.
O INEM ressalva que este aumento não implica necessariamente um aumento da incidência desta doença, podendo justificar-se pela maior consciencialização da importância do contacto precoce com o 112 ou com a Linha de Saúde SNS24 (808 24 24 24), levando ao aumento das situações de suspeita de AVC em que o INEM intervém.
Outra explicação para o referido aumento reside no maior número de registos comparativamente a anos anteriores, realizados através da plataforma informática iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System).
“Estando já em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM, a disseminação desta ferramenta por 133 entidades parceiras do Sistema Integrado de Emergência Médica, nomeadamente corpos de bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, tem permitido melhorar significativamente a capacidade de tratamento de dados pelo INEM”, refere ainda o comunicado.
Outros artigos que lhe podem interessar