Inaugurada Centro de Atendimento Clínico da Prelada no Porto
Fotografia: Hospital da Prelada
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, inaugurou o novo Centro de Atendimento Clínico (CAC) da Prelada que vai permitir retirar doentes com patologia aguda, não urgente – utentes com pulseiras azuis e verdes – das urgências dos hospitais de Santo António e São João.
Com esta medida pretende-se aliviar os serviços e as equipas de urgência dos dois hospitais do Porto e garantir que os casos agudos não urgentes tenham também uma resposta aos seus problemas.
O CAC da Prelada é o primeiro a abrir as portas no Norte, duas semanas depois de ter sido inaugurado o CAC de Sete Rios, em Lisboa, que já atendeu mais de 500 doentes.
No centro de atendimento da Prelada – uma parceria do Ministério da Saúde com a Santa Misericórdia do Porto – está previsto o atendimento de 200 e 300 utentes por dia.
“Com esta abertura, cumprimos mais uma medida do Plano de emergência. Estamos apenas a fazer o nosso dever: cumprir o que prometemos aos portugueses, dar mais e melhor acesso a todos os cidadãos aos serviços de urgência. E por cada passo que damos nesse sentido estamos a honrar o SNS”, referiu a ministra da Saúde, na cerimónia de inauguração.
Outros artigos que lhe podem interessar