HVFX integra base de dados de tumores raros

  • 17 outubro 2023, terça-feira
  • Gestão

O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) obteve certificação para integrar o EUROCRINE, uma organização, com sede na União Europeia, que consiste numa plataforma de recolha de dados e informação cirúrgica endócrina e que visa diminuir a morbilidade e mortalidade em tumores endócrinos.

De acordo com o HVFX, numa primeira fase vão iniciar o registo de pacientes com patologia de Tiroide, Paratiroide e Tumores neuro endócrinos do trato gastrointestinal.

A base de dados do EUROCRINE tem um foco especial em tumores raros. No entanto, os dados para analisar processos diagnósticos, indicação de tratamento cirúrgico, tipo de procedimento cirúrgico, utilização de recursos e resultados serão de todas as patologias sendo elas mais frequentes ou mais raras.

Os dados são, também, utilizados para investigação clínica e para identificar e divulgar as melhores práticas clínicas.

Segundo o HVFX, a recolha e análise de dados tem como objetivo elevar os padrões clínicos de cuidados e reduzir as diferenças existentes na prática de cirurgia endócrina. Este registo de pacientes fica sob a responsabilidade de elementos da Cirurgia Geral dedicados à cirurgia endócrina.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.