Hospital de Beja recebe equipamento de ressonância magnética

Fotografia: SNS

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, inaugurou o novo equipamento de ressonância magnética no Hospital de Beja, um investimento de 1,5 milhões de euros financiado por verbas comunitárias do Portugal 2020.

Beja era o único distrito do país sem esta tecnologia, completando-se a dotação dos hospitais nesta área e ficando garantida a “cobertura plena” no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em fase de testes, o equipamento deverá começar a funcionar a partir desta semana, evitando que os utentes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) tenham de deslocar-se a Évora ou Lisboa para fazer exames.

Anualmente, a ULSBA encaminhava cerca de cinco mil utentes por ano para ressonância magnética, estimando que será possível internalizar 70 por cento dos exames. “Com este investimento temos ganhos pessoais, ganhos de diagnóstico e ganhos na gestão do SNS”, afirmou o secretário de Estado da Saúde.

“A região de Beja era a única do país que ainda não tinha este serviço disponível para a população e, portanto, desde logo, vem colmatar uma necessidade que existia neste distrito, que agora fica coberto com esta valência”, acrescentou Ricardo Mestre, apontando vantagens também na fixação de profissionais.

Uma das aspirações é que a ULSBA recupere a idoneidade formativa na especialidade de imagiologia: o hospital deixou de receber internos desta área há mais de uma década por ser obrigatória a formação em ressonância magnética e, por isso, este é um aspeto central para o recrutamento de jovens médicos para a região.

O investimento na modernização tecnológica prossegue com 117 milhões de euros do PRR canalizados para esta área, com os quais está prevista a aquisição e substituição de 82 equipamentos pesados para os hospitais, entre os quais 18 Ressonâncias Magnéticas; 25 Tomografias Computorizadas; 13 Angiógrafos; 8 Câmaras Gama e 11 Aceleradores Lineares. Vão ser ainda instalados nos hospitais do SNS mais seis robôs cirúrgicos, passando a um total de 13.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.