Hospital Amato Lusitano acreditado pela DGS
- 14 maio 2024, terça-feira
- Gestão
Fotografia: Google Street View
O Hospital Amato Lusitano (HAL) da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco obteve a certificação de nível “Bom” para todo o hospital, conforme o modelo de Certificação da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia (ACSA).
Esta certificação, reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua Accredited Organisation) e adotada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), é “resultado de um compromisso contínuo na melhoria da prestação dos cuidados de saúde aos utentes”, disse a unidade.
Sendo a certificação um processo de melhoria da prestação dos cuidados de saúde aos utentes, o Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco, após sete serviços acreditados pela DGS, comprometeu-se em junho de 2022 a uma candidatura voluntária, com o objetivo de obter a certificação global do hospital, pelo Modelo ACSA aprovado pelo Ministério da Saúde.
A certificação ACSA baseia-se em rigorosos critérios que avaliam a conformidade dos cuidados de saúde com os padrões de qualidade estabelecidos, tanto nacional quanto internacionalmente.
Este baseia-se num processo através do qual se verifica e reconhece de que forma os cuidados de saúde prestados aos cidadãos estão de acordo com os padrões de qualidade nacionais e internacionais, aplicáveis às diversas tipologias de unidades de saúde, e, com os eixos prioritários da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde.
De acordo com a ULS de Castelo Branco, esta acreditação “representa um marco significativo no compromisso e responsabilidade dos profissionais em proporcionar cuidados de saúde num ambiente seguro para os nossos utentes, familiares e profissionais de saúde”, lê-se em comunicado.
Outros artigos que lhe podem interessar