Disponível novo sistema de informação para dispositivos médicos
O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde desenvolveu e já disponibilizou o novo Sistema de Informação para Dispositivos Médicos (SIDM), no âmbito do programa SIMPLEX.
O sistema de informação existente foi revisto, de forma a otimizar a gestão de informação relacionada com estes dispositivos, agilizando e simplificando o processo de registo, bem como as tecnologias que o suportam.
O objetivo é “continuar a garantir que os dispositivos médicos existentes no mercado nacional respeitam os requisitos regulamentares de qualidade, segurança e desempenho”, lê-se em comunicado.
O Infarmed revelou que este novo sistema vai facilitar e promover o registo de dispositivos médicos por parte dos operadores económicos, aumentando a transparência e tornando pública toda a informação de registo residente no Infarmed, permitindo agilizar as atividades de fiscalização.
Além da componente de registo, o SIDM é também composto por duas outras áreas de acesso público, disponíveis no site do Infarmed: o infoDM, que permite a pesquisa pública dos dispositivos médicos registados no Infarmed; e o Reporte, área que permite de forma “centralizada e facilmente acessível” a notificação pelos utilizadores de problemas com produtos de saúde (dispositivos médicos e cosméticos).
Assim, com o novo SIDM “é promovida a simplificação no registo de dispositivos médicos, com o modelo de registo único, promovida a transparência no sector com a divulgação de informação sobre os dispositivos médicos comercializados em Portugal e agilizada a comunicação pelos utilizadores de problemas com produtos de saúde”, salientou o Infarmed.
Outros artigos que lhe podem interessar