Cuidados na área da nutrição e alimentação especializados na ULS Nordeste

Fotografia: ULS do Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza cuidados na área da nutrição e alimentação especializados, que permitem o acompanhamento dos doentes nas diferentes fases da vida, dando resposta às suas necessidades num contexto de proximidade.

Segundo o comunicado divulgado pela unidade de saúde, o Serviço de Nutrição e Alimentação dá resposta à população da área de abrangência da ULS do Nordeste, disponibilizando cuidados de nutrição e de consultadoria nas áreas da nutrição e alimentação no âmbito dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Paliativos e Cuidados Continuados.

Com uma equipa constituída por sete nutricionistas, três na área hospitalar e quatro na área dos cuidados de saúde primários, a intervenção das equipas abrange as áreas da nutrição clínica, da nutrição comunitária e saúde pública e da alimentação coletiva e restauração, valorizando as atividades de ensino, formação, investigação e assessoria científica nas suas áreas de atuação, numa ótica de melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população.

De acordo com a ULS do Nordeste, no âmbito da nutrição clínica, durante o ano de 2023, foram realizadas 5 780 consultas de nutrição, 3 094 das quais nos Cuidados Hospitalares (2 117 consulta externa, 575 consulta de apoio aos serviços de internamento e 402 consultas de nutrição pediátrica) e 2 686 nos Cuidados de Saúde Primários (2 666 consultas externas e 20 consultas de nutrição no domicílio).

Nos centros de saúde a Consulta de Nutrição está disponível mediante a referenciação feita pelo médico de família ou por outro profissional de saúde que acompanha o doente nos Cuidados de Saúde Primários. Para a Consulta de Nutrição Hospitalar, a referenciação é feita pelo médico especialista hospitalar ou por outro profissional de saúde dos Cuidados Hospitalares.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.