A engenharia biomédica
Num tempo em que a Sociedade 5.0 é apresentada como futuro e determinante para “o Homem no centro de todos os sistemas de promoção da qualidade de vida”, a busca por soluções que permitam o desenvolvimento tecnológico conduz-nos à Engenharia Biomédica, tema que decidimos abordar nesta edição da Tecnohospital.
O presente dossier técnico tem como objetivo mostrar o que é um Engenheiro Biomédico, quanto à sua formação e quanto às funções no setor da Saúde, tanto em regime público como em privado.
Para isso, iniciamos o dossier com o artigo dos Professores Cecília Calado, João Gonçalves e Manuel Matos, no qual detalham a génese do curso de Engenharia Biomédica, bem como as suas várias aplicabilidades no mundo empresarial.
O dossier segue com um artigo, cujo formato é completamente diferente do habitual, intitulado “Depoimentos de Engenheiros Biomédicos”. A construção deste artigo foi concretizada através de vários testemunhos de Engenheiros Biomédicos, nas mais variadas áreas empresariais, permitindo ao leitor enquadrar o papel do engenheiro biomédico na Saúde em Portugal.
A inovação tecnológica dos dispositivos médicos no ramo hospitalar é abordada no artigo “A contribuição da Engenharia Biomédica na inovação em Saúde”, cujo âmbito é demonstrar a engenharia na fase de desenvolvimento, conceção, comercialização e serviço pós-venda dos dispositivos médicos, elaborado pela Eng.ª Catarina Sousa.
Por fim, o dossier é concluído com “O papel do Eng.º Biomédico na substituição de Equipamentos Médicos” da autoria da Eng.ª Vanessa Amaral e no qual se apresenta um modelo multicritério para o cálculo do Índice de Avaliação de Equipamentos (IAE), que permite planear as decisões de investimento.
Em colaboração com Bárbara Rodrigues
Membro do Conselho de Redação da TecnoHospital
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt
Outros artigos que lhe podem interessar