A utilização de tendas e quartos de isolamento na contenção da pandemia

A pandemia chega e obriga-nos a adaptar o nosso quotidiano. Mas é no setor da saúde, claramente sobrecarregado, que a COVID-19 se faz notar. Urge criar infraestruturas que acolham os possíveis suspeitos, os casos que necessitem de tratamento e que salvaguardem a contaminação de mais pessoas.

É neste contexto que algumas empresas se reinventaram e passaram a disponibilizar os seus equipamentos e competência técnica. A Multitendas é uma das empresas que já implementou estruturas de apoio em municípios e unidades de saúde (hospitais, centros de saúde) destinadas a acolher utentes e potenciais infetados pela Covid-19. Esta situação é possível devido à abrangência de equipamentos disponíveis e da capacidade de adaptação a um novo cenário.

Equipamentos

As tendas são uma peça fundamental no combate à pandemia. A rápida montagem e desmontagem, a diversidade de dimensões e de tipos de climatização são aspetos cruciais para uma perfeita adaptação aos mais variados locais e pisos. Podem ser montadas isoladamente ou acopladas a outros edifícios, facilitando o rápido acesso necessário em muitas situações de emergência. As tendas permitem a instalação de um circuito de ar e de filtragem.

A criação de quartos de isolamento também tem sido uma realidade em muitas entidades. Seja em tendas, em pavilhões ou em espaços definidos pelas autoridades, os quartos permitem isolar as pessoas infetadas, evitando a propagação da doença. A sua montagem também é rápida e os tamanhos são adaptáveis.

As divisórias utilizadas são também indicadas para enfermarias, gabinetes médicos, salas de apoio, entre outros. Inerentes a estas estruturas, a Multitendas também disponibiliza mobiliário (camas, mesas, secretárias, armários, suportes para lavar as mãos) e balneários.

Reconhecendo que o nível de contaminação assume proporções alarmantes, o quarto de pressão negativa é já uma realidade disponível no mercado. Permite isolar uma pessoa infetada, mantendo-a confortável e permanentemente vigiada, graças à transparência das paredes e teto. É a opção mais segura para os profissionais de saúde, já que a pressão diminui o risco de transmissão do vírus. As características do quarto de pressão negativa passam por: paredes e teto transparentes, qualidade do ar que permite maior conforto ao utente e maior proteção de quem o rodeia, assim como saúde e segurança devido à existência de uma antecâmara que permite manter a pressão do quarto. Em termos logísticos, é a solução ideal para transformar uma cama simples de hospital num quarto de isolamento.

Na Multitendas reconhecemos que esta é também uma luta contra o tempo e, nesse sentido, conseguimos disponibilizar, em 24 horas, tendas, estrados, ar condicionado, salas amovíveis, geradores e mobiliário diverso que permitirão fazer a diferença nesta pandemia, proporcionando uma maior segurança para os profissionais de saúde e um local apropriado para suspeitos ou casos confirmados de infeção provocada pela COVID-19.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.