USF premiada por apoio ao domicílio

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Famílias, da Lourosa, Santa Maria da Feira, foi distinguida com o primeiro prémio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar no âmbito da campanha Médico de família, o mais próximo de mim, relativa ao dia do Médico de Família, assinalado a 19 de maio, fez saber o Portal da Saúde.

O projeto vencedor, “Pontes entre nós”, resulta de uma parceria com o Centro Social de Lourosa que visa o apoio integrado no domicílio a pessoas com dependência e às suas famílias e cuidadores. Em vigor desde 2009, envolve uma equipa multidisciplinar de ambas as instituições constituída por médico e enfermeiro de família da USF Famílias e uma técnica de serviço social do Centro Social de Lourosa e conta com o apoio de um psicólogo quando necessário, bem como de um corpo de voluntariado constituído por nove voluntários recrutados na comunidade e formados pelos responsáveis do projeto.

Nos seus 10 anos de existência, o projeto prestou apoio a 144 utentes, respetivas famílias e cuidadores, no âmbito de uma perspetiva biopsicossocial e de intervenção concertada dos vários parceiros.

Esta USF presta cuidados de proximidade no âmbito da Medicina Geral e Familiar a aproximadamente 12 mil utentes inscritos e dispõe de sete médicos, sete enfermeiros e quatro secretários clínicos.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.