Nova USF em Faro abrange cerca de 10500 doentes

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, inaugurou a 29 de novembro a Unidade de Saúde Familiar Ossónoba, no Centro de Saúde de Faro.

Esta USF do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central da ARS Algarve, reúne uma equipa multidisciplinar composta por seis médicos, seis enfermeiros, quatro assistentes técnicos e abrange cerca de 10 500 utentes do concelho de Faro.

Segundo Manuel Delgado, a «a estratégia do governo para 2018 passa por reforçar a importância estratégica da domiciliarização dos cuidados, não só para evitar os internamentos desnecessários nos hospitais, mas também para promover, junto dos cuidados de saúde personalizados, o desenvolvimento deste apoio ao domicílio».

«Por outro lado, estamos a trabalhar com os hospitais a possibilidade de hospitalização domiciliária. Neste caso passa pela criação de acordos de integração de cuidados entre unidades de cuidados de saúde primários e hospitais no sentido de criarem equipas conjuntas na área de enfermagem, na área médica, na área da reabilitação, na área da psicologia e na área social, de forma a podermos ter em casa alguns tipos de doentes agudos, onde a passagem para casa pode ter muitas vantagens clínicas. Este trabalho está a ser objeto de criação de incentivos próprios, de forma a podermos ter este tipo de iniciativas, tratando os doentes no seu domicílio», destacou.

Com horário de funcionamento das 8h às 20h, de segunda à sexta, a USF Ossónoba oferece a todos os seus utentes um conjunto de atividades expressas no seu plano de ação na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, para garantir mais acessibilidade, maior proximidade, e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho de Faro, contribuindo para uma maior obtenção de ganhos em saúde.

Mais informação em http://www.arsalgarve.min-saude.pt/noticias/secretario-de-estado-da-saude-inaugurou-usf-ossonoba-em-faro-que-abrange-cerca-de-10-500-utentes/

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.