Urgências do CHMT disponibilizam vagas de atendimento nos centros de saúde

• 28 fevereiro 2023, terça-feira

Os serviços de urgência de Abrantes, Tomar e Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) passaram a disponibilizar, diariamente, entre uma e duas dezenas de vagas de atendimento no Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, para encaminhamento de doentes que foram classificados com as prioridades médicas de pouco urgente, não urgente (pulseiras verdes, azuis e brancas).

De acordo com um comunicado do CHMT, atualmente e desde o último trimestre de 2022, estes doentes representam mais de metade dos atendimentos das urgências do CHMT.

Este protocolo de referenciação de doentes, estabelecido entre o CHMT e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, tem como objetivo atenuar os constrangimentos assistenciais dos serviços de urgência, causados pelo peso excessivo dos atendimentos não urgentes, promovendo, paralelamente, uma maior literacia dos utentes para uma utilização racional dos serviços de urgência.

Assim, as urgências do CHMT vão passar a propor aos doentes a quem foi atribuída uma prioridade de atendimento não urgente ou pouco urgente a marcação de uma consulta no centro de saúde, ou unidade de saúde familiar, para o próprio dia ou, no máximo, para o dia seguinte.

A sugestão de atendimento alternativo à urgência hospitalar é realizada pelo enfermeiro responsável, imediatamente concluída a avaliação e triagem do doente. O utente tem de concordar, por escrito, com o encaminhamento para os cuidados de saúde primários da sua área de residência.

Após anuência do utente, cabe ao secretariado da urgência do CHMT fazer a marcação de consulta, no âmbito das vagas disponibilizadas por este protocolo de referenciação. A marcação e horário é depois comunicada ao utente, sendo restituído quaisquer montantes e taxas moderadoras pagas.