Unidade de procriação medicamente assistida do CHVNGE recertificada

A APCER – Associação Portuguesa de Certificação recertificou, recentemente, a unidade de procriação medicamente assistida (UPMA) do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE).

Certificada desde 2010 no âmbito da ISO 9001:2008, a norma NP EN ISO 9001:1015, agora em vigência, pretende, de acordo com a diretora da UPMA, Eduarda Felgueira, “determinar a conformidade do sistema de gestão da organização, assegurar o cumprimento dos requisitos estatutários, regulamentares e contratuais aplicáveis e alcançar os objetivos especificados.

A responsável salientou ainda a importância desta certificação, que vai muito mais além de “um requisito legal para todos os Centros de procriação medicamente assistida (CPMA)”, na medida em que “permite que toda a atividade da UPMA seja continuamente monitorizada, no que diz respeito ao cumprimento dos seus objetivos, em termos de produtividade e de todos os requisitos aplicáveis aos CPMA (legais, segurança, rastreabilidade, controlo de risco, satisfação dos utentes, entre outros)”.

A unidade de procriação medicamente assistida do CHVNGE entrou em funcionamento em 1991, atende cerca de 700 utentes por mês, entre consultas e realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, contabilizando, até à data, mais de 3500 crianças nascidas.