Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos reabre em Abrantes

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) reabriu, no dia 17 de fevereiro, a sua Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos (UCIC), localizada em Abrantes, retomando assim a normalidade de toda a sua atividade após o contexto da pandemia da Covid-19.

Na cerimónia de reabertura, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Casimiro Ramos, adiantou que a instituição já está a trabalhar no reforço da especialidade de Cardiologia para a região, com a criação de uma sala de cardiologia de intervenção, para cirurgias mais complexas.

A UCIC agora reativada dispõe de uma capacidade de até seis camas, e conta com o suporte de uma equipa multidisciplinar, que integra em permanência, 24 horas por dia, médicos cardiologistas, enfermeiros e assistentes operacionais, “garantindo assim os melhores cuidados da especialidade de Cardiologia a todos os utentes da região do Médio Tejo”.

“A Cardiologia é a patologia que está em segundo lugar ao nível do número de intervenções cirúrgicas, representando cerca de nove por cento das intervenções realizadas no CHMT. Mas assumimos que estamos a trabalhar para o compromisso de ir mais além, estando a desenvolver neste momento o projeto da criação de uma sala de Cardiologia de intervenção, para intervenções mais complexas, fundamental para a região do Médio Tejo”, concluiu o presidente do Conselho de Administração do CHMT.

Em 2022 foram realizadas no CHMT 363 cirurgias cardíacas, 6 986 consultas da especialidade e 27 mil exames da especialidade, dos quais 21 mil foram eletrocardiogramas.