ULSBA usa procedimento inovador na cardiologia

• 22 dezembro 2022, quinta-feira

O Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) efetuou, no dia 9 de dezembro, as primeiras ablações de Flutter Auricular Típico.

A técnica utilizada consistiu no emprego de cateter de ablação por energia de radiofrequência irrigado para obtenção de bloqueio bidirecional do istmo cavotricuspide. Este procedimento foi feito com sucesso em dois doentes.

O Flutter auricular é uma arritmia menos frequente que a fibrilhação auricular, mas tem causas e consequências semelhantes nomeadamente em termos hemodinâmicos e de tromboembolismo.

“O crescimento sustentado do setor de arritmologia do Serviço de Cardiologia Hospital de Beja é uma realidade, permitindo hoje que os nossos doentes beneficiem de um amplo leque de técnicas e tratamentos em proximidade”, lê-se em comunicado divulgado pela ULSBA.

O início do Pacing Cardíaco, em 2003, marcou o começo de um trajeto que inclui a colocação de Cardiodesfibrilhadores em 2007, Terapêutica de Ressincronização Cardíaca com implantação de Ressincronizadores Cardíacos em 2012, Ablação de Fibrilhação Auricular por técnica de crio em 2019 e a Ablação de Flutter em 2022.

O setor de Arritmologia do Serviço de Cardiologia do Hospital de Beja, após o início pioneiro da ablação de Fibrilação Auricular na região Alentejo em 2019, expande a sua atividade na área da electrofisiologia cardíaca para outras arritmias auriculares.