ULSBA integra consórcio para implementação de telemonitorização

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) é parte integrante de um consórcio responsável pela implementação de uma solução de telemonitorização de doentes crónicos e Covid-19.

A solução em causa, “PLANO-A-SAÚDE-C19”, é um sistema de prestação de serviços de saúde à distância, realizados com a ajuda de tecnologias da informação e de comunicação, das quais fazem parte um conjunto de aplicações, mobile e desktop, tanto para profissionais de saúde como para os utentes.

Este consórcio tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar uma solução tecnológica que irá monitorizar e acompanhar cidadãos com doença crónica (Depressão e Alterações do Sono, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Insuficiência Cardíaca) e Covid-19.

Entre os objetivos da solução estão também, entre outros, a melhoria da qualidade de vida, com recurso a uma abordagem centrada no doente, e da segurança e eficiência dos cuidados prestados.

De acordo com a ULSBA, com esta implementação espera-se diminuir a exposição de cidadãos a ambientes de possível contaminação e idas às urgências, promover um ambulatório digital avançado, através da proximidade prestador de cuidados de saúde/cidadão, prever a progressão das doenças ou necessidades de cuidados médicos urgentes e/ou de proximidade, expandir a informação ao dispor dos médicos e outros agentes da saúde, simplificar tarefas inerentes ao acompanhamento dos médicos aos doentes (receitas, marcação de consultas, calendário de tratamentos, etc.), e ainda reduzir custos relativos à saúde e bem-estar dos cidadãos com as patologias em análise pela plataforma.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.