ULSAM investe 1ME em nova Unidade de Endoscopia

O Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, conta com uma nova Unidade de Endoscopia Digestiva Avançada (UEDA), num investimento de aproximadamente um milhão de euros.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Franklim Ramos, o investimento na nova unidade, instalada no serviço de gastroenterologia, foi “feito gradualmente”, estando atualmente em pleno funcionamento.

A nova unidade “possibilita a realização, num único espaço, de um conjunto de exames endoscópicos e técnicas minimamente invasivas que permitem identificar todo o espetro de doenças digestivas benignas e malignas e o tratamento de patologias complexas, para o distrito de Viana do Castelo e para doentes provenientes de outras zonas do país”.

A UEDA “dispõe de três salas de endoscopia (…) com arco de fluoroscopia de última geração, ecógrafos, ecoendoscópios lineares, entero´scopio espiral, máquina de anestesia, entre outros equipamentos”.

Além de procedimentos de endoscopia geral, a unidade permite realizar “todos os procedimentos de endoscopia de intervenção avançada existentes”.

As salas de endoscopia estão equipadas com um “sistema de gravação multimédia e streaming de última geração, único em Portugal, com sala de produção para eventos live, o que irá permitir potenciar a investigação e educação médica”.

O Hospital de Santa Luzia conta, também, com um novo equipamento de Ressonância Magnética – investimento de 1 476 mil euros – que permite fazer todos os exames prescritos no âmbito da ULSAM, “evitando o recurso ao exterior e, devido à tecnologia atualmente incorporada, aumentará a qualidade da imagem obtida, permitindo, deste modo, aos clínicos, uma avaliação mais rigorosa e mais acertada da imagem”.