ULSAM investe 1,2ME em novo aparelho de ressonância magnética

O Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, inserido na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), vai passar a contar com um novo aparelho de ressonância magnética, num investimento de 1,2 milhões de euros.

De acordo com declarações do presidente do Conselho de Administração da ULSAM, Franklim Ramos, o “novo equipamento, com 1,5 Tesla, substituirá o existente, com 0,4 Tesla, permitindo fazer todos os exames prescritos na ULSAM, nomeadamente os exames designados por alto campo”.

O dirigente referiu que “devido à tecnologia incorporada atualmente, aumentará a qualidade da imagem obtida, permitindo deste modo, aos clínicos, uma avaliação mais rápida, rigorosa e mais acertada da imagem”.

O equipamento foi adquirido por concurso público internacional, estando prevista a sua chegada no dia 20 de março. A instalação deverá ter início em junho, prevendo-se que o funcionamento decorra entre em junho e julho.

O equipamento vai ser instalado na nova ala de imagiologia de ambulatório da ULSAM, área que aumentará a capacidade para conforto dos pacientes.

Este aparelho vai permitir a realização de ressonâncias magnéticas de corpo, neurorradiologia, exames funcionais e biópsias por ressonância magnética, assim como todos os exames de imagiologia cardíaca.