ULS do Nordeste tem novo Ecógrafo portátil

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dispõe de um novo ecógrafo portátil, cujo investimento se traduz numa importante mais-valia para os doentes internados no Serviço de Medicina Interna da Unidade Hospitalar de Bragança.

Em comunicado, a ULS explicou que o exame de diagnóstico pode agora ser efetuado de forma “mais rápida e confortável”, sem sair da enfermaria.

Este ecógrafo, compacto, de fácil utilização e manuseio, é composto por um carro rodado de suporte, por uma consola tecnologicamente diferenciada com ecrã de imagem táctil de elevada resolução, a partir da qual é efetuada a maior parte das operações, e ainda por quatro sondas (sonda cardíaca transtorácica, sonda convexa abdominal, sonda linear/vascular e sonda transesofágica).

O novo equipamento está preparado para dar resposta aos estudos mais avançados de ecocardiografia nas suas diversas vertentes, nomeadamente na área de cardiologia, exames abdominais, vasculares, músculo-esqueléticos e partes moles e na radiologia de intervenção.

A consola do ecógrafo integra, ainda, um arquivo digital que possibilita uma análise pós-processamento do exame com medição e elaboração de relatórios sem perda dos dados originais nem de qualidade da imagem, resultando assim numa redução do tempo da realização do estudo clínico, efetuado de forma completa e precisa.