ULS do Nordeste tem nova consulta de Pediatria e Nutrição

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza a partir deste mês uma nova consulta multidisciplinar de Pediatria e Nutrição para tratamento da obesidade infantil, de má nutrição e de patologias digestivas em idade pediátrica (dos 0 aos 18 anos).

Trata-se de uma consulta detalhada, com duração aproximada de uma hora, em que é realizada conjuntamente, pelas especialistas em Pediatria e em Nutrição, desde logo, uma avaliação antropométrica de peso, estatura e perímetros, o cálculo de composição corporal por bioimpedância pela equipa de Nutrição e a medição da tensão arterial e de glicémias pela equipa de Enfermagem.

Estabelecido um plano de ação individualizado para a criança/jovem, segue-se um acompanhamento presencial, de dois em dois meses, a par do acompanhamento quinzenal através de um novo software profissional disponibilizado pela ULS do Nordeste e de uma aplicação integrada via telemóvel onde os próprios adolescentes ou os progenitores da criança poderão realizar o registo dos diários alimentares e da atividade física, dados que são monitorizados pelos profissionais de saúde responsáveis por esta consulta e utilizados para um acompanhamento de proximidade.

De acordo com a ULS do Nordeste, numa ótica de promoção do autocuidado e da literacia em saúde, o projeto integra também uma vertente prática de aconselhamento, com leitura de rotulagem, pesagem de alimentos e utilização de materiais de educação alimentar dirigidos aos mais novos e aos seus familiares.

A nova consulta multidisciplinar de Pediatria e Nutrição, a decorrer às segundas-feiras, entre as 14 e as 18 horas, na Unidade Hospitalar de Bragança, é disponibilizada através da referenciação pela especialidade de Pediatria, conforme protocolo nesse sentido.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.