ULS do Nordeste inicia projeto de reabilitação respiratória em utentes com DPOC

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a implementar no distrito de Bragança, através do Departamento de Cuidados de Saúde Primários, com o apoio da Fundação EDP e em articulação com o Instituto Politécnico de Bragança, um projeto integrado de reabilitação respiratória em utentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Trata-se de um projeto inovador, a decorrer em ambulatório – nos Centros de Saúde – e com seguimento no domicílio, abrangendo anualmente cerca de 450 doentes com DPOC, em todos os concelhos do distrito de Bragança.

No âmbito deste projeto, cada doente terá uma sessão de reabilitação respiratória três vezes por semana, num total de 36 sessões, a realizar por enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste.

Plano personalizado de exercício

Ao longo das sessões serão desenvolvidos planos de exercício físico (essencial à reabilitação), será feito ensino aos doentes sobre fatores ligados à DPOC, irá proceder-se ao controlo dos fatores de risco e também à aplicação de técnicas de reeducação funcional respiratória e de treino intensivo de inaloterapia. Será ainda facultado ao doente um plano personalizado para implementar no domicílio.

Prática clínica e investigação em Saúde

Financiado pela Fundação EDP, no âmbito do Programa EDP Solidária – Saúde, este projeto tem ainda a parceria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, com vista ao desenvolvimento de um estudo, interligando a prática clínica e a investigação científica em Saúde.

A implementação, no distrito de Bragança, do programa de reabilitação respiratória em doentes com DPOC envolve, assim, a avaliação do impacto desta intervenção na redução dos sintomas, no desempenho das atividades de vida diária e na perceção do doente relativamente à alteração da sua qualidade de vida, entre outros.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.