Alterada legislação relativa ao transporte de doentes não urgentes para incluir cuidados paliativos

  • 03 julho 2017, segunda-feira
  • Gestão

No sentido de reduzir as desigualdades no acesso ao SNS, e tendo em vista o desenvolvimento dos cuidados paliativos no serviço público de saúde, foi publicada, no dia 21 de junho, a Portaria nº 194/2017, que revê as condições em que o SNS assegura os encargos com o transporte não urgente de doentes que seja instrumental à prestação de cuidados de saúde.

Neste sentido, passam a estar incluídos os “doentes que necessitem de cuidados paliativos, a prestar pelas equipas prestadoras de cuidados paliativos da Rede Nacional de Cuidados Paliativos”.

A preocupação da tutela é abranger situações clínicas que precisem impreterivelmente da prestação de cuidados de saúde de forma prolongada e continuada.

No capítulo das restrições, passa a estar excluído do âmbito de aplicação da portaria o “Transporte não urgente de doentes no âmbito de produção adicional, transferida para hospitais de destino, realizada no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.