Software para otimizar cirurgia de estimulação cerebral profunda

O novo software SureTune™3, da Medtronic, para a cirurgia de estimulação cerebral profunda, permite aos profissionais de saúde visualizar a localização exata do elétrodo de ECP implantado e simular o volume de ativação neurológica específico para cada doente, melhorando os procedimentos e os resultados.

O dispositivo cria um atlas tridimensional adaptável que permite ao médico definir com maior precisão as estruturas anatómicas, ou a região particular do cérebro onde a terapia deve ser aplicada. Os avanços do SureTune3™ melhoram o fluxo de trabalho do médico e permitem a importação de informação sobre a planificação cirúrgica (StealthStation™).

A estimulação cerebral profunda é um procedimento cirúrgico eficaz para controlar os sintomas motores de doenças como Parkinson, tremor essencial ou distonia. A estimulação elétrica de certas zonas normaliza os circuitos cerebrais que controlam os movimentos do corpo. Mais de 10 milhões de pessoas sofrem de Parkinson, a nível mundial.

Jens Volkmann, Presidente e Professor de Neurologia do Hospital Universitário de Würzburg, apresentou os dados sobre o SureTune3™ durante o Congresso da Sociedade Mundial de Neurocirurgia Funcional e Estereotaxia, realizado em Berlim, onde explicou que, “ao possibilitar a integração de todos os dados, tanto os de planificação como os de procedimento, o software permite adaptar o tratamento a cada doente”. “O software avançado permite exibir com precisão as configurações de estimulação cerebral profunda para cada doente, tendo como base a sua especificidade anatómica”, conclui.

A terapia de estimulação cerebral profunda da Medtronic recebeu também a marca CE para a doença de Parkinson, a distonia, tremor essencial, transtorno obsessivo compulsivo e epilepsia.

[1] . Parkinson’s Disease Foundation: “Who has Parkinson’s?” Disponible en: http://www.pdf.org/parkinson_statistics. Data de consulta: 21 de junho de 2017