Segurança e Exploração das Instalações Elétricas nas Unidades de Saúde

Seja em hospitais, centros de cuidados de saúde ou postos ambulatórios, quando se trata de instalações elétricas e equipamentos, é sempre necessário o cumprimento dos requisitos e regulamentos especiais da área dos cuidados de saúde para assim garantir a segurança e conforto para os pacientes, bem como as condições de trabalho ideais para os profissionais, designadamente médicos, enfermeiros e técnicos.

Com o avanço para uma nova sociedade 5.0 igualmente na área de saúde terão de ser feitas beneficiações e alterações nas redes elétricas de energia, face ao grande desenvolvimento de equipamentos de electromedicina, sistemas e tecnologias de informação que atualmente são necessários para manter em funcionamento os hospitais.

No entanto, em muitos hospitais há instalações elétricas com as reservas de potência quase esgotadas e componentes elétricos que estão prestes a atingir o fim dos seus ciclos de vida, mas mesmo assim funcionam ainda que em condições de monitorização continua.

Assim, não podemos esquecer que, desde os postos de transformação e grupos geradores aos equipamentos de electromedicina, a conceção e projeto das instalações elétricas bem como a sua manutenção devidamente programada desempenham um papel importante na proteção dos enfermeiros, médicos e pacientes.

Nesta edição, a TecnoHospital apresenta um dossier com artigos escritos por profissionais de engenharia, das áreas das instalações elétricas, aos quais foi proposto no coletivo uma abordagem sobre o tema “Segurança e Exploração das Instalações Elétricas nas Unidades de Saúde”.

Os artigos que compõem este dossier refletem a permanente evolução normativa e desafios que os hospitais e serviços de instalação e equipamentos têm vindo a acumular nos últimos anos em relação a: projeto, construção, exploração e manutenção.

Luís Duarte Carlos M. Pinto

Artigo da TecnoHospital nº111, mai/jun 2022, dedicada ao tema 'Segurança e Exploração das Instalações Elétricas nas Unidades de Saúde'