Segurança do medicamento em pediatria: debate esta sexta

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebe as primeiras Jornadas da Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente (SPQSD), na próxima sexta-feira, 14 de dezembro. A segurança do medicamento estará em destaque, num encontro que juntará especialistas de todo o país a debater qualidade e segurança na prestação de cuidados a crianças e adolescentes.

Bilhota Xavier, presidente da SPQSD, destaca o facto de serem as primeiras jornadas deste tipo a realizar no país, “e que nos próximos tempos serão replicadas por outras especialidades”.

«Hoje está provado que tanto ou mais que o saber científico, uma cultura de qualidade e segurança trará maiores ganhos em saúde. Morrem mais doentes nos hospitais em todo o mundo por erros na prestação de cuidados e por infeções por micróbios resistentes, do que as vítimas de acidentes de automóvel», referindo ainda que «nas crianças a probabilidade desses erros é maior, daí a necessidade de todos os profissionais de saúde que lhes prestam cuidados estarem por dentro dos procedimentos que diminuem a probabilidade desses erros, aumentando a segurança nos procedimentos», salienta a responsável.

Durante a sessão, será abordado o primeiro questionário nacional sobre segurança na utilização do medicamento em Pediatria, sobre a segurança da utilização dos medicamentos LASA – look alike, sound alike (medicamentos com embalagens semelhantes e nomes parecidos), e dos medicamentos de alto risco, e sobre o software mais indicado para a prescrição hospitalar de medicamentos às crianças. Será também assinado um protocolo entre a Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente da Sociedade Portuguesa de Pediatria e o Departamento de Qualidade da Direção Geral da Saúde, através do qual as duas entidades se comprometem a criar estratégias para melhorar a formação dos profissionais de saúde, e particularmente dos futuros pediatras, dotando-os de conhecimentos que permitam prestar cuidados de saúde com mais qualidade e segurança.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.