Robótica em cirurgia da coluna

Os últimos anos têm conhecido desenvolvimentos de inúmeras técnicas que permitem a realização de cirurgias cada vez mais complexas de formas menos invasivas. Muitos destes progressos têm-se centrado no desenvolvimento de novos dispositivos e implantes. A cirurgia da coluna exige uma elevada precisão, de forma a minimizarem-se complicações relacionadas com lesão de estruturas neurológicas, sangramento intraoperatório ou má colocação de implantes. O desenvolvimento da cirurgia por neuronavegação e robótica tem como principal objetivo diminuir alguns desses riscos, permitindo a execução de procedimentos cada vez mais complexos de forma mais segura.

Os primeiros sistemas aprovados pela FDA com aplicabilidade em cirurgia da coluna tiveram início em 2004, encontrando-se atualmente inúmeras soluções no mercado. Apesar de ainda recente, devido às suas inúmeras capacidades, estes sistemas podem difundir-se de forma exponencial entre as principais unidades de coluna a nível mundial nos próximos anos.

Os atuais sistemas robóticos permitem um controlo simultâneo entre um braço mecânico e a destreza do cirurgião, permitindo a aplicação de parafusos de forma muito precisa a nível da coluna. Apesar do controlo partilhado, o cirurgião define o posicionamento final dos implantes, fornecendo ao robô a trajetória definitiva para aplicação de parafusos. A precisão destes sistemas tem como suporte a obtenção de imagens tridimensionais em tempo real de forma a ser efetuada uma correta orientação da trajetória dos implantes. Alguns destes sistemas requerem a utilização de imagens obtidas com sistemas de neuronavegação. (...)

Por Luís Teixeira, médico ortopedista e diretor geral do Spine Center, e Bruno Maia, médico ortopedista no Spine Center

Artigo completo na TecnoHospital nº114, nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Robótica em Cuidados de Saúde'