Reumatologia do CHULN recebe estatuto de excelência EULAR

• 10 outubro 2022, segunda-feira

O Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) é o primeiro da Península Ibérica a receber o estatuto de Centro de Excelência EULAR de Reumatologia (Aliança Europeia de Associações de Reumatologia/Sociedade Europeia de Reumatologia).

De acordo com o CHULN, trata-se de uma distinção alcançada após um rigoroso processo de avaliação de produção científica nos últimos cinco anos e que resulta de um trabalho de estreita parceria com o Instituto de Medicina Molecular (iMM) e com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no âmbito do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).

Em toda a Europa, existem apenas cerca de 30 centros EULAR, sendo este o primeiro a ser reconhecido em Portugal e, até ao momento, em toda a Península Ibérica.

O Serviço de Reumatologia do CHULN apresentou a sua candidatura em março de 2022 e a admissão agora anunciada resulta da análise à publicação de artigos das suas equipas, em conjunto com investigadores do iMM.

“Este é um processo com um elevado grau de exigência, que demonstra o nível de diferenciação do CAML”, sublinhou o diretor do Serviço de Reumatologia do CHULN, João Eurico da Fonseca.

“Este reconhecimento traz grande prestígio à instituição, vai aumentar a procura de internos vindos de outros países, ao mesmo tempo que reforça o nosso peso em candidaturas a projetos de investigação internacionais, que se refletirão em cada vez melhores cuidados para os doentes que seguimos”, sublinhou o responsável.

O Serviço de Reumatologia do CHULN integrava já duas redes europeias de referência, a ReCONNET (para doenças musculosqueléticas e do tecido conjuntivo raras e complexas) e a RITA (para reumatologia pediátrica, doenças autoinflamatórias e vasculites), além da rede EULAR de centros de imagiologia.

O serviço dispõe de técnicas de diagnóstico e tratamento altamente diferenciadas e um programa dedicado à pesquisa clínica que une cuidados reumatológicos e estudos de imunologia clínica, participando em ensaios clínicos integrados no Centro de Investigação Clínica do CAML.

A diferenciação assenta numa intensa atividade clínica, com mais de 30 mil consultas de ambulatório, 25 mil procedimentos e cerca de dois mil atendimentos em hospital de dia todos os anos.