Hospital do Barreiro com 900 mil euros para redução dos consumos energéticos

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai avançar com obras para a melhoria do isolamento das coberturas no hospital do Barreiro, num investimento superior a 900 mil euros.

Em comunicado, o CHBM informa que esta é a primeira intervenção realizada no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no hospital e consequente redução dos «consumos energéticos e as emissões de CO2, trazendo assim melhorias significativas às condições térmicas do edifício, contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes da instituição».

Para além desta intervenção, está também prevista a colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos, a substituição de iluminação do tipo LED, a instalação de um sistema de "gestão técnica centralizada", substituição de Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e substituição das atuais caldeiras por equipamentos mais eficientes, estando previsto que o investimento com este programa venha a ter um impacto de redução nos consumos do Centro Hospitalar na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros ano.