Reconversão energética, enfermarias de campanha e entrevista ao Presidente do IPO-Lisboa

A mais recente edição da TecnoHospital tem como principal tema de dossier as instalações elétricas e a reconversão energética nos hospitais.

Destaque também para a entrevista a João Oliveira, presidente do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, que fala sobre a importância de tomar opções políticas que reforcem o Serviço Nacional de Saúde, cuja eficácia na resposta o país depende para ultrapassar esta crise.

Ao longo do dossier desta edição, encontram-se artigos como a “Reconversão das instalações elétricas nos hospitais”, por Pascoal Faísca); “IPO de Coimbra – ampliação e remodelação. Uma perspetiva de sustentabilidade no projeto”, por Luís Malheiro; “Recuperação de energia em caldeira de vapor para aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS)”, por Nuno Carvalho; “Instalação de um sistema solar térmico no Hospital Dr. Francisco Zagalo, Ovar”, por Rui Murteira; e “Nova geração de redes elétricas em estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde”, por Pedro Jorge Gonçalves Carreira e Cláudia Margarida Faria Gaspar.

Há ainda um espaço dedicado à temática de enfermarias de campanha, “Sobre as estruturas de uso temporário para isolamento de infetados com COVID-19, não críticos”, por João Santiago, e ainda outro que retrata um “Projecto de um laboratório metrológico para equipamentos biomédicos”, por Adriano Lopes e José Torres Farinha.

TecnoHospital nº98, mar/abril 2020