Protocolo visa criar respostas tecnológicas para “problemas e desafios” hospitalares

• 06 dezembro 2021, segunda-feira

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, assinaram um protocolo para criar novas oportunidades tecnológicas para “problemas e desafios” sentidos diariamente em meio hospitalar.

Em comunicado, o INESC TEC revelou que o protocolo de colaboração resulta de “uma visão conjunta entre as duas instituições na inovação tecnológica”.

O protocolo, assinado durante o Fórum do INESC TEC do outono, identifica áreas que correspondem a “problemas ou desafios” sentidos no dia a dia hospitalar, nomeadamente telemedicina e telemonitorização, gestão hospitalar, ‘green’ hospital, sistemas de apoio à decisão clínica, bases de dados abertas, sistemas de informação para a saúde, ciência de dados, inteligência artificial e robótica.

Esta colaboração, salientou o instituto, vai permitir “continuar a apostar na inovação tecnológica na saúde”, área onde o INESC TEC tem vindo a desenvolver tecnologias para auxiliar os profissionais de saúde ao nível da gestão de cancro, rastreio de doenças, neuroengenharia, gestão hospitalar ou políticas públicas de saúde.

Citado no comunicado, o presidente da Comissão Executiva do INESC TEC, João Claro, referiu que, com o protocolo, o instituto se compromete a “contribuir para o reforço do sucesso” do CHUSJ nas diferentes áreas, desde os cuidados de saúde à formação e investigação.

“Propomo-nos atuar em conjunto e com maior determinação no fortalecimento dos ecossistemas de inovação em saúde em que ambos estamos envolvidos, nomeadamente na Universidade do Porto e na nossa região”, afirmou João Claro, também docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Também o presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, observou que o protocolo permitirá que o investimento em investigação e tecnologia se aproxime “das reais necessidades do hospital e nas dificuldades sentidas no dia a dia, envolvendo a comunidade científica na investigação de novas soluções”.

Soluções que Fernando Araújo diz ser preciso serem “mais integradas” e permitirem ao hospital “melhorar a sua prestação de cuidados junto do utente”.