Protocolo de articulação entre CHBM e ACES Arco Ribeirinho

• 02 março 2023, quinta-feira

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho assinaram um protocolo de articulação, através do qual se pretende promover o acesso a cuidados de saúde adequados às necessidades de cada utente, no mais curto espaço de tempo possível, possibilitando uma utilização mais eficiente dos recursos de saúde e valorizando os cuidados de continuidade e proximidade.

Assim, os doentes triados com as cores branco, azul e verde nos serviços de Urgência Geral (Barreiro) e Urgência Básica (Montijo) podem ser referenciados para o seu centro de saúde, assegurando o CHBM, em articulação com os Cuidados de Saúde Primários, a marcação de uma consulta no ACES Arco Ribeirinho no período máximo de 24 horas.

Dados do CHBM, referentes a 2022, revelam que o Serviço de Urgência Geral observou 76 017 doentes, mais 16,7 por cento do que no ano anterior, o que se traduz numa média diária de 228 doentes.

O Serviço de Urgência Básica atendeu 29 726 doentes em 2022, mais 44,2 por cento do que no ano transato, numa média diária de 89 doentes.