Projeto do ULSLA regista percurso de doentes com insuficiência cardíaca

• 17 fevereiro 2023, sexta-feira

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejo (ULSLA) apresentou o Percurso Assistencial da Pessoa com Insuficiência Cardíaca, um documento que tem como objetivo coordenar os cuidados a prestar às pessoas com esta doença, ao longo dos vários níveis de cuidados: Cuidados de Saúde Primários (CSP), cuidados hospitalares, necessidades sociais e apoio da comunidade.

O documento foi elaborado por um grupo de trabalho constituído por médicos, enfermeiros e outros profissionais dos CSP e cuidados hospitalares, bem como parceiros da comunidade, doentes e cuidadores.

Para facilitar a sua implementação, o Conselho de Administração decidiu adquirir uma aplicação informática (UPHILL), que vai permitir seguir a jornada do doente nas várias instituições que percorre no decurso da sua doença e tem ainda a capacidade de, a cada momento, ajudar à tomada de decisão por parte dos profissionais.

Com esta ferramenta, a ULSLA será a primeira instituição do país a ter o Percurso Assistencial da Pessoa com Insuficiência Cardíaca informatizado.

A implementação dos Percursos Assistenciais insere-se num programa europeu de disseminação de Boas Práticas em Saúde, gerido em Portugal pela Administração Central do Sistema de Saúde, sendo que a ULSLA foi uma das cinco instituições selecionadas para integrar este programa a nível nacional.