Portugal lidera grupo europeu de cibersegurança na saúde

Portugal foi eleito como chair do grupo de trabalho Work Stream for Health Sector durante a 14ª reunião do NIS Cooperation Group, que decorreu em Bruxelas. O Centro Nacional de Cibersegurança irá coordenar os trabalhos enquanto autoridade do NIS, e com o apoio da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O grupo NIS Cooperation Group foi criado pela diretiva de 2016 sobre segurança de redes e sistemas de informação. O principal foco é a garantia da cooperação estratégica e a partilha de informações entre os Estados Membros da União Europeia sobre as temáticas de segurança da informação e cibersegurança.

Segundo comunicado divulgado pelo Serviço Nacional de Sáude, pretende-se, com este grupo, “analisar a aplicação dos requisitos da Diretiva NIS nos diversos países, no que concerne às responsabilidades que a saúde tem enquanto ‘Operador de Serviços Essenciais’, endereçando as particularidades do sector”.

A cibersegurança na área da saúde é considerada fundamental para vários países que estiveram representados na reunião, acrescentando que esta não deve ser descurada  pois, em última instância, estão em causa riscos de vida dos utentes.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.