OMS vai abrir centro de excelência em Portugal

  • 08 fevereiro 2023, quarta-feira
  • Gestão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai instalar no Porto um centro de excelência para as novas tecnologias e o empreendedorismo na área da saúde, anunciou o ministro da Saúde, realçando a “enorme importância” desta decisão para Portugal.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Pizarro adiantou que Portugal estabeleceu um acordo com a região europeia da OMS no sentido de instalar em Portugal, no Porto, junto à direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) este centro de excelência.

Para o governante, a instalação do primeiro escritório mundial da OMS dedicado à Tecnologia, Robótica e Empreendedorismo em Saúde é “um facto de enorme importância para Portugal”, porque pode colocar o país “na primeira linha da inovação tecnológica nos serviços de saúde”, sendo que “é absolutamente reconhecido como essas mudanças tecnológicas têm tanto impacto na melhoria dos resultados em saúde”.

O Ministério da Saúde acrescentou, em comunicado, que a abertura deste escritório em Portugal representa “um passo importante na ação da OMS a nível internacional, e de um modo especial na região europeia, uma vez que a implementação de tecnologias de saúde, acompanhada de programas de literacia digital, contribuirá de um modo decisivo para a modernização dos serviços de saúde, garantindo acesso a cuidados de saúde mais inovadores que respondam às necessidades da população, especialmente dos mais vulneráveis”.

A declaração conjunta foi assinada após uma reunião de trabalho entre a comitiva ministerial portuguesa e o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, na sede da OMS/Europa.

Manuel Pizarro adiantou que Portugal já vinha a manter nos últimos meses contactos estreitos com a OMS sobre a instalação do centro em Portugal, uma decisão agora concretizada e para a qual contribuíram as vantagens estratégicas de Portugal e a vocação empreendedora e inovadora do país.

“Acho que é um motivo de satisfação para o nosso país e para o nosso Serviço Nacional de Saúde”, salientou o ministro.

Agora será constituído um grupo de trabalho para definir os detalhes infraestruturais e de financiamento, assim como a data de abertura do centro.

O ministro reiterou junto de Hans Kluge o empenho nacional em torno da edificação de políticas de acesso e promoção da saúde robustas a nível europeu, bem como a visão estratégica do SNS, que elege como um dos eixos prioritários o investimento na transformação tecnológica do sistema público de saúde português como o desenvolvimento de unidades de saúde móveis, equipadas com robótica e equipamentos de ponta, que permitam prestar cuidados de saúde diferenciados, como cirurgia remota, em locais de difícil acesso e/ou junto de cidadãos com problemas de mobilidade.

A Direção Executiva do SNS manifestou-se igualmente empenhada em aprofundar o potencial das tecnologias de saúde, incluindo a robótica, para melhorar a eficácia, a eficiência, a segurança e a qualidade dos serviços de saúde junto das populações, centralizando cada vez mais as respostas dos serviços nas pessoas e promovendo a integração e a equidade no acesso aos cuidados.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.