OMS publica manual para ajudar a definir melhores políticas públicas

  • 24 outubro 2022, segunda-feira
  • Gestão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou o Manual de Combate à Desinformação em Saúde, um documento que pretende ser um guia para a criação de nova legislação europeia sobre o tema e que foi redigido por três jovens portugueses.

Em comunicado enviado à agência Lusa, os autores do manual salientaram que o documento faz uma radiografia profunda ao problema da desinformação em saúde, “com o objetivo de ajudar legisladores a definir melhores políticas públicas para o combater”.

De acordo com a nota, o manual é o resultado final de três conferências organizadas pela OMS com especialistas da academia, Organizações Não Governamentais, bem como com representantes de plataformas digitais, imprensa tradicional e Estados-Membros europeus.

O diretor do escritório da OMS de qualidade em saúde de Atenas e responsável por esta iniciativa, João Breda, considerou que “a desinformação em saúde é um grande entrave à prestação de cuidados de saúde com qualidade e que é vital encontrar caminhos para a combater”.

O médico e gestor Francisco Goiana da Silva, outro dos autores do manual, salientou que “é um instrumento inovador de política pública de saúde nesta área, a nível mundial, que foi inteiramente idealizado por jovens portugueses”.

Para o advogado e outro dos autores João Marecos, espera-se que o documento “venha a ser uma ferramenta de trabalho importante para quem faz política pública nesta área.

“O combate à desinformação passa por muito mais do que fact-checking e moderação de conteúdos: é literacia mediática, é legislação apropriada, são mecanismos de responsabilização”, acrescentou.

O também autor do manual Francisco de Abreu Duarte referiu que “a solução do problema passa por uma triple entente entre sociedade civil, Estados e indústria”, considerando que “é impensável achar que a mudança se faz contra, ou sem, o compromisso firme destes três atores”.

O projeto do Manual de Combate à Desinformação em Saúde, que começou em 2019, vai ser apresentado nas próximas semanas ao público num evento da OMS em colaboração com a Google/Youtube.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.