Oliveira do Bairro quer construir terceira unidade de saúde familiar

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, anunciou que pretende avançar com a construção de uma terceira unidade de saúde familiar, depois de terem sido inauguradas duas em pouco mais de quatro meses.

“Queremos fazer mais uma unidade de saúde familiar, em Oiã. Temos terreno já definido e estamos a avançar com os projetos”, referiu.

Durante a inauguração da Unidade de Saúde Familiar da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, o autarca sublinhou que se trata de “um desafio”, que espera conseguir concretizar.

“Precisamos de alguns elementos da ARS [Administração Regional de Saúde] e tenho a certeza de que rapidamente nos chegarão e faremos os projetos”, acrescentou.

Ao longo da sua intervenção, Duarte Novo destacou que o papel dos municípios passa por “tratar do bem-estar dos seus munícipes”, o que Oliveira do Bairro vem realizando, com investimento na área da saúde.

A Unidade de Saúde Familiar da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, inaugurada a 2 de maio, representa um investimento que ronda os 1,2 milhões de euros e vem juntar-se ao investimento superior a um milhão de euros levado a cabo na construção da Unidade de Saúde Familiar da Palhaça, inaugurada no final de dezembro de 2021.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, que evidenciou o empenho da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, ao colocar a saúde nas suas prioridades.

“Num espaço curtíssimo de tempo pôs à disposição das pessoas do seu território duas unidades de saúde iguais, bonitas, funcionais. Avançou com este investimento antes de ter a certeza de que ia ter comparticipação comunitária”, apontou.

Isabel Damasceno explicou que como o quadro comunitário se encontra na reta final, “não se sabia ao certo se as verbas ainda davam para fazer mais alguma coisa ou não”.

“O senhor presidente disse-me sempre: eu arrisco e vou fazendo, e cá temos a candidatura aprovada, com os fundos comunitários, da União Europeia, a favor das populações. É uma obra com uma grande vontade da autarquia, com uma comparticipação financeira da autarquia, mas com verba muito significativa dos fundos comunitários”, concluiu.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.