Núcleo de Enfermagem de Reabilitação do ULSBA iniciou funções

  • 21 fevereiro 2023, terça-feira
  • Gestão

O Núcleo de Enfermagem de Reabilitação (NER) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), um grupo de cariz consultivo com atividade autónoma na área da Enfermagem de Reabilitação, iniciou funções a 15 de fevereiro.

O NER tem como objetivos contribuir para a melhoria de práticas de cuidados aos utentes da ULSBA e desenvolver programas de intervenção baseados nos problemas reais e potenciais das pessoas, nas mais variadas áreas de abrangência da Enfermagem de Reabilitação.

“Podemos contribuir para maximizar os cuidados prestados aos utentes e, com isso, o seu potencial funcional e independência, atuando na promoção da sua saúde, na prevenção de complicações secundárias, no tratamento e na reabilitação”, explicou o coordenador do NER, o enfermeiro Jorge Farinho.

Entre as muitas competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação está o cuidar de pessoas com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, em todos os contextos da prática de cuidados. Focado no desenvolvimento desta competência, o grupo pretende desenvolver a sua atividade em proximidade constante com os serviços clínicos da ULSBA, ao nível dos cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados e paliativos.

O NER baseia a sua ação concertada com diretrizes nacionais e baseada na mais recente evidência científica. Mantém a proximidade com a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros e com a Associação Portuguesa de Enfermeiros Especializados em Enfermagem de Reabilitação.

O NER conta com a orientação estratégica de cinco enfermeiros de reabilitação que compõem o Grupo Dinamizador e conta, ainda, com a colaboração dos mais de trinta enfermeiros de reabilitação da ULSBA.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.