Henrique Barros é o novo presidente do Conselho Nacional de Saúde

  • 19 dezembro 2018, quarta-feira
  • Gestão

Henrique Barros, antigo coordenador nacional para a infeção VIH/SIDA e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é o novo presidente do Conselho Nacional de Saúde. A nomeação vem na sequência da renúncia do anterior presidente, Jorge Simões.

O Conselho Nacional de Saúde é um órgão independente de consulta do Governo, sendo o seu presidente designado pelo Conselho de Ministros, sob proposta do titular da pasta da saúde.

Henrique Barros, que preside também ao Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), foi agraciado com um Louvor Público por parte do Ministério da Saúde, pelo trabalho desempenhado como Coordenador do programa nacional de prevenção e controlo da infeção VIH/SIDA. Foi ainda distinguido com o prémio Luís Cayolla da Motta da Associação Portuguesa de Epidemiologia como reconhecimento de uma carreira dedicada ao desenvolvimento da epidemiologia em Portugal e recebeu a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau ouro.

O mandato será de quatro anos, não renovável.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.