Novo Hospital de Barcelos: constituídos grupos de trabalho para propostas

O Ministério da Saúde constituiu dois grupos de trabalho, um para a apresentação de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento, e outro para a proposta de programa funcional, para o novo Hospital de Barcelos.

O despacho, publicado a 21 de junho em Diário da República, explica que foi autorizada a abertura do procedimento de concurso público internacional para a elaboração do projeto, que foi adjudicado em 2010 e deu origem a estudo prévio aprovado no início de 2014, sem que se tenha tomado decisão sobre as fases seguintes do projeto.

O diploma refere que, “não obstante o lapso de tempo decorrido e as alterações na rede regional de serviços de saúde”, se mantém a necessidade de requalificação do Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos.

Assim, e considerando a necessidade de dispor de elementos técnicos atualizados que confiram ao projeto a maturidade suficiente para uma eventual decisão de financiamento, o despacho refere a necessidade de proceder à constituição de novos grupos de trabalho para atualizar as características demográficas, necessidades de cuidados de saúde, perfil assistencial e dimensionamento das futuras instalações do novo Hospital de Barcelos, rever o respetivo programa funcional, bem como proceder à atualização do estudo de viabilidade económico-financeiro, aferir o valor global do investimento e estudar eventuais fontes de financiamento.

As propostas a elaborar pelos grupos de trabalho devem estar concluídas no prazo de 12 meses, sendo submetidas, dentro desse prazo, a aprovação pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.