Novo equipamento de TAC em Tomar

Entrou em funcionamento o novo equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) instalado na Unidade Hospitalar de Tomar, que integra o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

A partir desta data, todos os pedidos de TAC provenientes das unidades hospitalares de Torres Novas e de Tomar deverão ser encaminhadas para as instalações do Serviço de Imagiologia em Tomar.

Trata-se do primeiro equipamento de TAC, propriedade do CHMT, que abrange toda a região do Médio Tejo.

O novo equipamento servirá ainda para realizar exames prescritos pelo Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo, reforçando os mecanismos de articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados de saúde hospitalares.

Na apresentação deste equipamento, o Diretor do Serviço de Imagiologia, Isidoro Costa, sublinhou «o reforço muito importante para o Serviço de Imagiologia e a comodidade para os doentes que não terão de se deslocar para efetuar este exame e a motivação que representa para os recursos humanos internos».

De acordo com o site do CHMT, o custo total da instalação do equipamento de TAC na Unidade Hospitalar de Tomar ultrapassou os 200 mil euros, tendo em conta que, além do equipamento, foi necessário proceder à requalificação das infraestruturas do espaço onde está instalado, bem como dar formação dos profissionais.