Barreiro Montijo com nova Unidade de Técnicas Endoscópicas

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai contar com uma nova Unidade de Técnicas Endoscópicas (UTE), num investimento de mais de 300 mil euros.

Na Unidade de Técnicas Endoscópicas são executados procedimentos médicos predominantemente da área da Gastroenterologia, sendo ainda utilizada pela especialidade Otorrinolaringologia e Pneumologia.

O aumento da atividade assistencial, em particular da Gastroenterologia, entre 2014 e 2017, é a justificação para a remodelação deste espaço físico, por forma a permitir o aumento da oferta de cuidados de saúde e incrementar os níveis de segurança da atividade clínica.

Esta obra permitirá criar uma nova sala de exames e um espaço de Hospital de Dia para os doentes do foro gastroenterológico, bem como uma sala adequada à vigilância peri-endoscópica. A nova UTE vai também servir para otimizar o circuito para os utentes, além de melhorar o circuito de desinfeção dos equipamentos/dispositivos médicos e do manuseamento de material contaminado.

Com este investimento, o CHBM aumentará a sua capacidade de resposta interna na área dos meios complementares de diagnóstico e de terapêutica, reduzindo o recurso a prestadores de cuidados externos, nomeadamente outros hospitais ou prestadores privados.