Norma sobre Cuidados Respiratórios Domiciliários atualizada

  • 17 fevereiro 2023, sexta-feira
  • Gestão

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma atualização da Norma nº 021/2011 de 28/09/2011 sobre a aerossolterapia por sistemas de nebulização à luz da disponibilidade de novos dispositivos para prescrição no âmbito dos cuidados respiratórios domiciliários.

Esta Norma revê as indicações clínicas para a utilização prolongada destes dispositivos em ambulatório e vem alargar o acesso dos doentes com Fibrose Quística ao tratamento, nas situações que requerem mais do que um nebulizador.

Atendendo à complexidade dos sistemas de nebulização, a DGS apresenta recomendações práticas de suporte à decisão clínica, de modo a auxiliar a prescrição do dispositivo mais adequado a cada doente.

Perante a diversidade de dispositivos e técnicas associadas, a DGS reforça a importância de capacitar as pessoas que necessitam destes tratamentos durante longos períodos da sua vida, por forma que lhes seja assegurado um acompanhamento frequente e em proximidade.

Nesse sentido, a presente Norma vem recomendar avaliações frequentes da adesão ao tratamento e da execução das técnicas de nebulização, assim como um vasto conjunto de serviços a prestar pelas entidades prestadoras de cuidados técnicos respiratórios domiciliários ao doente e ao cuidador.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.