Unidade de Neurossonologia do Hospital de São João certificada como centro de referência europeu

A Unidade de Neurossonologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) foi distinguida como Centro de Referência Europeu de Neurossonologia, tendo cumprido todos os critérios do ponto de vista assistencial, formativo e científico para pertencer à Network of European Reference Centers in Neurosonology (ERNsono) da European Academy of Neurology e da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics. É assim das primeiras unidades certificadas a nível europeu e a primeira em território nacional.

Para esta distinção, foram considerados importantes fatores de seleção, “não só o volume e a diferenciação de exames, mas também os profissionais acreditados, a Unidade estar inserida em Serviço de Neurologia Clínica, bem como o cumprimento de critérios relativos à atividade formativa e científica, incluindo colaboração em projetos de investigação internacionais e à realização de atividades formativas internacionais”, sintetiza a Prof.ª Elsa Azevedo, coordenadora da Unidade de Neurossonologia do CHSJ.

“Diariamente estudamos doentes de todos os Serviços do Hospital”, explica a médica, “com destaque para os casos de doença vascular cerebral isquémica e de hemorragia subaracnoideia”, bem como doentes enviados de outros hospitais da região norte.

Esta certificação internacional prende-se não apenas com atividade assistencial da Unidade, mas também com a atividade formativa e de investigação. “Neste âmbito, a nossa Unidade acolhe consecutivamente médicos em formação, geralmente internos de formação específica em Neurologia ou mesmo jovens especialistas a fazer diferenciação em Neurossonologia”, esclarece a Prof.ª Elsa Azevedo. E acrescenta: “Todos os anos participamos no Curso de Neurossonologia da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia e participamos também, desde há muitos anos, em cursos internacionais promovidos pela European Academy of Neurology e pela European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics”.

O Prof. Pedro Castro, que pertence à mesma Unidade, destaca a importância da atividade investigacional que tem sido desenvolvida ao longo dos anos pela Unidade de Neurossonologia, tanto num quadro local como internacional. “Temos desenvolvido vários trabalhos de mestrado e doutoramento, tentando introduzir técnicas de monitorização hemodinâmica cerebral mais avançadas. Além disso, fazemos parte de redes de investigação internacionais, com quem partilhamos os nossos dados e experiências, implementando estudos colaborativos com outros centros de referência, bem como colaborações com instituições internacionais de ensino, como é o caso da Universidade de Harvard”.

Homenageando a equipa da Unidade recém-certificada pelo “enorme trabalho desenvolvido em prole da prevenção e tratamento do AVC”, o presidente da direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), Prof. Castro Lopes, lembra que “esta distinção é mais um exemplo de como Portugal está muito bem posicionado a nível científico na área da doença vascular cerebral”, apontando que se trata de um resultado “fruto de muito de muito trabalho e ciência”.

A finalizar, o Prof. Castro Lopes frisa que “a sociedade civil portuguesa deve orgulhar-se dos técnicos de saúde do seu país, nomeadamente na área da doença vascular cerebral”, chamando a atenção, uma vez mais, para o papel central da população na prevenção do AVC e no correto e rápido reconhecimento dos sinais de alerta da doença que continua a ser a principal causa de mortalidade e incapacidade no nosso país. “Considerar o AVC uma emergência”, reforça o presidente da SPAVC, é premente para mudar esta realidade.

Mais informação em www.spavc.org

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.