Monitorização remota usada em doentes com COVID-19

Foi desenvolvida uma solução de telemedicina que permite monitorizar remotamente os doentes com o novo coronavírus, através de questionários automatizados sobre o próprio estado de saúde e a situação familiar.

A solução desenvolvida pela Philips já está a ser utilizada, ajudando a processar o elevado número de pedidos de assistência médica relacionados com o COVID-19 e ainda apoiando os profissionais de saúde na racionalização da utilização de centros de atendimento externos.

Esta solução de telemedicina que consiste em rastreios online, questionários de follow up e na colaboração com centros de atendimento externos “pretende contribuir para evitar visitas desnecessárias a médicos de clínica geral e hospitais, através da monitorização remota da grande maioria dos doentes com COVID-19 que se encontram de quarentena em casa”, lê-se em comunicado divulgado.

Numa primeira fase, os doentes preenchem um questionário online em casa e, dependendo dos resultados, o profissional de saúde define o nível de risco do doente e toma as medidas apropriadas. Os doentes poderão ser monitorizados através de inquéritos de acompanhamento automatizados ou, em casos mais graves, serão contactados por um centro de atendimento para obter informações adicionais. Caso seja necessário, o doente será encaminhado para o hospital.

“Estamos a utilizar esta aplicação para aliviar a enorme pressão atualmente colocada no nosso sistema de saúde", contou o chefe de cirurgia do hospital Groene Hart, Ronald Liem, em Gouda, Países Baixos, uma das instituições que já utiliza esta solução de telemedicina.

“Juntamente com os clínicos gerais e o serviço de saúde pública holandês, podemos agora focar a nossa atenção nos casos mais urgentes e determinar, com base nas respostas dos inquéritos, quais os doentes que precisam ou não de cuidados adicionais”, acrescentou Ronald Liem.