AR recomenda ao Governo medidas urgentes para melhorar o funcionamento das unidades de cuidados de saúde

A Resolução da Assembleia da República nº 83/2017, aprovada a 31 de março e publicada em Diário da República a 22 de maio, recomenda ao Governo a adoção de medidas urgentes para melhoria do funcionamento das unidades dos cuidados de saúde decorrentes do subfinanciamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Estas medidas passariam, em primeiro lugar, por um levantamento exaustivo e rigoroso das necessidades de substituição dos equipamentos em todas as unidades hospitalares e de cuidados de saúde primários do SNS, seguido de um plano de investimento plurianual para substituição dos equipamentos identificados.

Do mesmo modo, recomenda-se um levantamento das necessidades infraestruturais das unidades do SNS e a consequente elaboração de um plano de investimento plurianual para a realização de obras. Por fim, recomenda-se a elaboração de um plano de pagamento que possibilite aos hospitais saldarem as suas dívidas para com os fornecedores.

Consulte o documento: https://dre.pt/application/conteudo/107047283