As startups na tecnologia médica

 

A feira MEDICA, que decorreu de 12 a 15 de novembro na Alemanha, foi ponto de encontro para muitas empresas jovens da área da tecnologia médica. Foram 50 as startups a passar pelo palco da MEDICA app competition, com soluções para o tratamento do cancro da pele, de doenças crónicas (por exemplo do coração e dos pulmões), para a telemonitorização e também para o rastreio de parâmetros e sinais vitais. Os produtos apresentados incluíram um Smartphone -  Oftalmoscópio para exames da retina e oftalmológicos, bem como um penso inteligente contra a dor para a estimulação do processo de cicatrização de feridas por meio de luz LED azul e vermelha. Venceu o concurso uma equipa belga de investigação da `FibriCheck´ com uma aplicação-smartphone para a deteção de arritmias cardíacas na base de inteligência artificial, que apenas carece de um scan digital feito com uma câmara de smartphone.
Wolfram Diener, administrador da Messe Düsseldorf, que acolhe este certame, salientou a possibilidade que os visitantes têm de “observar o que basicamente é possível com vista a um moderno atendimento ambulatório ou em regime de internamento e onde novos processos e modelos de atendimento já demonstram resultados promissores”. O responsável reconhece a importância destes processos no seu país, onde os fornecedores se deparam com elevados custos.
Sendo a transformação digital um dos pontos fortes desta feira, os responsáveis pelo evento destacaram as boas perspetivas não só para fornecedores mas também para médicos e doentes. “Os pacientes podem tirar proveito não só através de uma mais eficaz aplicação do pessoal de saúde, mas também através dum acesso mais simplificado ao know-how especializado, por exemplo, no caso de operações complicadas em que especialistas de clínicas universitárias vizinhas ou até estrangeiras podem ser consultados virtualmente”, salienta Horst Giesen, Global Product Director Health & Medical Technologies da Messe Düsseldorf.

A feira contou com 5.273 expositores oriundos de 66 países, e mais de 80 por cento de participação internacional.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.