Educação para a saúde e prevenção da doença crónica passam a estar integradas

Os programas de «Educação para a saúde, literacia e autocuidados» de «Prevenção e gestão da doença crónica» foram integrados, através do Despacho nº 6429/2017, do ministro da Saúde, num único documento, o programa de «Literacia em saúde e integração de cuidados».

Este novo programa é uma das etapas de um novo patamar de qualificação no SNS, denominado de SNS+ Proximidade. O novo programa vai materializar-se progressivamente no país, estando agora a iniciar-se.

Projeto-piloto em nove hospitais

O arranque do programa foi já anunciado, através de um projeto-piloto que visa aumentar a participação dos doentes, dos seus familiares e/ou cuidadores na melhoria da qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde, e que vai abranger nove unidades de saúde: IPO do Porto, Unidade Local de Saúde do Nordeste, Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Centro Hospitalar de Leiria, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Centro Hospitalar Lisboa Central e Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

Áreas prioritárias de intervenção

As Ligas de Amigos e as associações de doentes das referidas unidades irão dinamizar a implementação do projeto, e serão também intervenientes ativos na execução dos planos anuais de atividades das Comissões da Qualidade e Segurança, focando-se nas seguintes áreas:

• Promoção da higiene das mãos;
  • Segurança cirúrgica;
  • Segurança na utilização da medicação;
  • Prevenção de quedas;
  • Prevenção de úlceras de pressão;
  • Prevenção de infeções e de resistência aos antibióticos.

Consulte o despacho: https://dre.pt/application/file/a/107745575