Lançado serviço de emergência médica interregional

• 15 dezembro 2022, quinta-feira

Foi assinado, a 14 de dezembro, em Valença, o memorando de entendimento que cria o primeiro serviço de emergência médica interregional entre Portugal e Espanha, o serviço “112 Transfronteiriço”, através de um projeto-piloto a implementar nas Regiões Norte e Galiza, e que envolve o INEM e a instituição homóloga galega, a AXEGA.

O novo serviço “112 Transfronteiriço” tem como principal objetivo garantir uma melhor e mais rápida resposta a emergências médicas nas regiões transfronteiriças, assegurando o acionamento dos meios mais próximos de quem precisa de ajuda. Permite, ainda, agilizar a assistência médica no território escolhido pelo utente.

A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, considera que a assinatura do protocolo confirma “o benefício da cooperação e da criação de sinergias em prol das pessoas”, destacando que o protocolo “garante a continuidade da assistência pré-hospitalar nas zonas fronteiriças, contribuindo para a segurança dos doentes e para a qualidade de vida das populações que vivem nas regiões fronteiriças”.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o “112 transfronteiriço Galiza-Norte de Portugal é um exemplo paradigmático da otimização de recursos, serviços e equipamentos entre estas duas regiões”, acrescentando que este é “um projeto emblemático na cooperação territorial entre os dois países e que terá impactos diretos na melhoria da qualidade de vida das populações raianas, podendo até ser determinante para o salvamento de vidas”.

A criação de um serviço “112 Transfronteiriço” é uma das medidas identificadas como prioritária na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço. Apresentada em outubro de 2020, a primeira estratégia comum de desenvolvimento entre Portugal e Espanha prevê medidas concretas para colocar o Interior de Portugal no centro do mercado ibérico, criar uma centralidade económica e contrariar o abandono destes territórios.