Jornadas Hospitalares – 27 e 28 de fevereiro, Lisboa

• 22 fevereiro 2018, quinta-feira

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), está a promover o «SNS Jornadas Hospitalares 2018»,  a realizar nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

A Qualidade e a Inovação serão temas em destaque na conferência. Manuel Santiñà, presidente da Sociedade Espanhola de Qualidade Assistencial, irá falar sobre a melhoria contínua da qualidade em saúde.

A qualidade nos hospitais do SNS será tema de duas sessões paralelas, uma sobre inovação e qualidade organizacional, incidindo sobre os centros de referência, a cirurgia de ambulatório, os centros de responsabilidade integrados e os cuidados paliativos, e a outra sobre gestão da qualidade assistencial, voltada para o controlo de infeção, a segurança do doente, os cuidados obstétricos e taxas de cesariana e a acreditação de serviços hospitalares.

A eficiência nos hospitais do SNS será o mote de duas outras sessões paralelas, incidindo uma delas sobre a produtividade e gestão partilhada de recursos, nomeadamente ao nível da rentabilização do bloco operatório, da cogestão hospitalar de doentes idosos, da gestão partilhada dos recursos e da afiliação de entidades no SNS e a segunda sobre a utilização evitável de cuidados hospitalares, com o foco do debate nos internamentos evitáveis, nos utilizadores frequentes dos serviços de urgência, no planeamento integrado da alta hospitalar e na gestão de doentes complexos.

As últimas sessões paralelas serão sobre eficiência nos hospitais, incidindo uma delas sobre a utilização racional de medicamentos e dispositivos médicos, nomeadamente de medicamentos oncológicos e de genéricos e biossimilares. A outra sessão paralela será dedicada à gestão de recursos internos nos hospitais, debatendo-se a gestão do arquivo clínico com o utente no centro do sistema, a gestão do aprovisionamento e logística e de sistemas de informação e a eficiência energética no SNS.

Haverá ainda um painel sobre eficiência na prestação de cuidados de saúde.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia.

Mais informação em http://www.acss.min-saude.pt/category/eventos/sns-jornadas-hospitalares-2018-boas-praticas-em-saude/